quinta-feira, 15 de julho de 2010

Ensino Religioso: Os alunos do EJA

Não se pode criar experiência. É preciso passar por ela”

(Albert Camus)


A Ciência das Religiões como disciplina acadêmica nas escolas públicas é uma colaboração a cidadania, valorização da pessoa humana, relações interpessoais e a compreensão das culturas religiosas que estão presentes na sala de aula. Os conteúdos e temas transversais ministrados são motivadores e interessantes segundo o parecer dos alunos. Como professora desse segmento procuro dinamizar as aulas para que sejam estimulantes, criativas e prazerosas. A experiência adquirida com as turmas do EJA para a prática pedagógica no Ensino Religioso tem colaborado em construções metodológicas que atendem o processo de aprendizagem na terceira idade. Alunos os quais demonstravam baixa estima, vergonha para se expressar, desconhecendo seu potencial, iniciaram uma nova etapa em suas vidas, valorizando cada um o seu ritmo de aprendizagem, todos participam das aulas e das atividades apresentadas. Iniciamos o terceiro bimestre com a proposta de uma vez por mês às aulas serem ministradas na sala de informática. Em conversa informal na sala de aula, uma breve palestra sobre a tecnologia informatizada e a necessidade de utilizarmos esse recurso. Houve perguntas dos alunos em relação ao tema e a demonstração de interesse pela aula de Ensino Religioso utilizando no lugar do papel e lápis o computador.

Profª Simone Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário