quinta-feira, 15 de julho de 2010

AS RELIGIÕES NA PARAÍBA

Autor do Texto: Profª. Simone Simões da Cruz

A Paraíba é um estado altamente religioso, com denominações de vários credos, porém, o catolicismo é a religião predominante.

O protestantismo, ramificação cristã também conhecida como evangélica, nos últimos anos vem crescendo muito, atraindo para suas igrejas adeptos que muitas vezes estão em busca de uma esperança perdida por reveses de suas existências.

Com a perda de adeptos (fieis) da igreja católica para as igrejas protestantes, a direção da denominação criou dentro de seus ritos, uma doutrina mais dinâmica e que atraísse mais os fieis para as paróquias que se esvaziavam por falta de estímulo. Teve inicio então o movimento carismático, que deu uma nova dinâmica e voltou a arrebanhar aqueles que de alguma forma tinham se afastado por esfriamento de sua fé.

Os evangélicos se classificam em três grandes grupos:

· Os tradicionais - Batistas, Presbiterianos, Anglicanos e Luteranos. São igrejas de muita tradição e que preservam o Rito Apostólico. (Algumas destas igrejas, embora apostólicas, aderiram ao sistema americano e adotaram o paletó e gravata como vestimentas).

· Os Pentecostais – A mais conhecida é a Assembléia de Deus. Foi a primeira igreja pentecostal implantada no Brasil e teve como fundadores dois suecos missionários, instalados na cidade de Belém do Pará.

Outras denominações se seguiram e hoje existe uma centena de igrejas que pregam a palavra de Deus. São igrejas que pregam a palavra de Deus e aceitam os Dons do Espírito Santo,além de terem o louvor como fonte divina.

· Os Neopentecostais – São Igrejas barulhentas, que atraem os fieis com promessas de cura, e seu discurso maior é a teologia da prosperidade. Geralmente se utilizam de programas de rádio, TV e têm na mídia o maior veiculo de divulgação. São Igrejas que de certa forma pregam a palavra de Deus, mas, atraem mais os fieis pelas promessas de prosperidade e cura pela fé.


Além dessas igrejas chamadas cristãs, existem outras seitas religiosas, de credos diferentes, dentre elas as religiões afro-brasileiras: Candomblé, Umbanda, Quimbanda e Xangô. Tem ainda o Espiritismo, Budismo, Igreja Messiânica, Igreja dos Mormos, entre outras

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário