Texto de Autoria da Prof.ª Simone Simões da Cruz
As festas religiosas na Paraíba são comemoradas pela população com grande entusiasmo, já que os paraibanos aprenderam com os portugueses, índios e negros a festejar os acontecimentos Os festejos populares realizados em homenagem aos padroeiros servem para reencontrar pessoas que não se viam há muito tempo, especialmente familiares que vêm de outras localidades para fazer uma visita à sua terra natal. Esses festejos também servem para o divertimento da população.
Festa de Nossa Senhora das Neves - Homenagem religiosa e profana à padroeira da Capital, Nossa Senhora das Neves, que foi, aliás, o primeiro nome da nossa cidade – “Cidade de Nossa Senhora das Neves”. A festa tem uma semana de comemorações de cunho religioso e profano, encerrando sempre no dia 5 de agosto, com uma grande procissão pelas ruas das imediações da Catedral.
Festa de Nossa Senhora da Penha – Realizada no Santuário da Penha, Litoral sul da capital, é comemorada durante 3 dias e tem na Romaria, a parte mais tradicional do evento. Esta ocorre há cerca de 100 anos e atrai dezenas de milhares de pessoas. Percurso da Romaria: a caminhada tem um percurso de 14 quilômetros: saindo da igreja de Lourdes, na Avenida João Machado, no Centro de João Pessoa, os romeiros passam pela Avenida Pedro II, trevo universitário, principal do bairro dos Bancários, passa pelo contorno da entrada do bairro de Mangabeira, e seguem pela pista que dá acesso à Praia da Penha. Na Praça Oswaldo Pessoa, na Penha, é celebrado a Missa campal.
Para celebrar a festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Luz, a Diocese local sempre prepara uma extensa programação.